De acordo com o relatório de balneabilidade que a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) promove e divulga, os 10 pontos de coleta localizados na Praia Central mostram a qualidade da água do mar própria para o banho. As coletas foram feitas no último dia 12 de janeiro. Próprios também estavam os pontos analisados na Praia de Laranjeiras, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho. O único ponto impróprio é o da coleta feita na Lagoa de Taquaras. A coleta e a análise de balneabilidade é feita pelo laboratório LABB Análises Ambientais, credenciado pelo IMA.
"Relatório recente divulgado pelo IMA apontou dos 15 pontos de coleta nas praias de Balneário Camboriú, 10 impróprios para banho, mas o fato ocorreu devido ao dia em que foi feita a coleta, o último dia 10 de janeiro, quando a cidade estava passando pelo impacto das fortes chuvas ocorridas na região", esclarece o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.
A Emasa faz coletas periódicas, sendo que na temporada de verão, desde o dia 27 de dezembro, são três vezes por semana, até o mês de março, para ter um relatório de balneabilidade mais aprofundado que reflita a realidade das praias de Balneário Camboriú.
"O histórico de relatórios de balneabilidade tem demonstrado praticamente todos os pontos próprios para banho nas praias de Balneário Camboriú. Mas quando a coleta é feita em dias em que houve muita chuva, lógico que o relatório dá alterado. É um fato já conhecido que se repete. Especialistas sobre balneabilidade alertam, inclusive, que não se frequente o mar em período de muita chuva, quem dirá fazer coleta. Quando chove muito, a cidade é lavada, e as águas das ruas, galerias de drenagem, rios, vão todas para o mar alterando a balneabilidade", pontua a secretária de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloísa Lenzi.