A Emasa, Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú, registrou na virada do ano um volume de fornecimento de água que chegou a 1.100 litros por segundo, o que equivale a distribuição de mais de 95 milhões de litros de água por dia. Se comparado à distribuição média de água no município, que varia entre 500 a 600 litros por segundo, quase dobrou a produção e distribuição de água nos dias da virada.
"A Emasa se preparou ao longo do ano com diversas obras de reforço de rede e manutenção do sistema para fazer frente a essa demanda que sabíamos seria enorme. A vazão do Rio Camboriú, onde é feita a captação da água bruta, se manteve em níveis muito bons durante esses dias, assim como durante o ano, o que garantiu a produção e distribuição. Também, renovamos os contratos com os rizicultores, o que garante estoque de água sobressalente para qualquer emergência", pontua o prefeito Fabrício Oliveira.
O acordo com rizicultores contempla a participação de 23 propriedades que garantem uma área de armazenamento extra de água de 800 hectares.
A produção e distribuição de água da Emasa foi de 1.096 litros por segundo no dia 30 de dezembro último, de 1.117 litros por segundo no dia 31, e de 1.089 litros por segundo no dia 1° de janeiro de 2024.