Notícias - Destaque Direita Inferior

O Produtor de Água o Rio Camboriú encerrou suas atividades de 2020 na semana passada, com as últimas vistorias do ano e assembleia do Grupo Gestor para definir o calendário de 2021.

Na quarta-feira (25) foram realizadas com auxílio de drone, as vistorias em três propriedades participantes do projeto, que contribuem com a preservação dos recursos hídricos da bacia do Rio Camboriú. Localizada na Vila Conceição, a propriedade de Jorge Luiz Rodrigues, com 13,5 hectares de área conservada foi verificada. Também teve vistoria no Caetés, na área de 29ha de área conservada de Samuel Cardoso. E ainda no Louro, na propriedade de Ana de Oliveira com 63ha de área conservada. Todas estavam cumprindo os requisitos estabelecidos e estão aptos a receberem o auxílio por praticarem ações que contribuem com a nossa água.

Já na quinta-feira (26), teve a última assembleia do Grupo Gestor do Produtor de Água do Rio Camboriú, onde foi aprovado o calendário de assembleias de 2021 e discutido sobre a inclusão de outras atividades no Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que contribuem para regulação hídrica e qualidade da água. “Dentro dessas atividades, falamos sobre o manejo sustentável na produção agrícola, assunto que iremos aprofundar no próximo ano”, mencionou a engenheira Ambiental, Rafaela Comparim Santos, responsável pelo programa.

Sobre o Produtor de Água

O Produtor de Água do Rio Camboriú foi criado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) em 2009, inspirada pelo Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA) e por experiências internacionais. A iniciativa destina parte dos recursos da arrecadação anual, para a conservação e recuperação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, incentivando proprietários rurais a adotarem práticas conservacionistas em suas propriedades. O projeto conta atualmente com 27 propriedades parceiras e possui 1.154,28 hectares de área conservada, além de 70,97 hectares em processo de restauração. 


Informações Adicionais:

EMASA

(47) 3261-0000

Assessoria de Comunicação

Jornalista Renata Furlanetto

Foto: Divulgação Emasa