A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú, Emasa, completa neste sábado (21), a ampliação do sistema de produção de cloro para tratamento de água na Estação de Tratamento do bairro dos Estados (ETA).
O sistema agora ampliado aumentou a capacidade produtiva de 400 kg de cloro por dia para 800kg, o que torna a estação auto suficiente na produção desse insumo utilizado na etapa de desinfecção do tratamento de água.
“O sistema que utilizamos para a produção de cloro é o Hidrogeron, um sistema moderno que teve a operação iniciada em 2020, e que ampliamos, agora, com a instalação de novos equipamentos. Com isso, tornamos a ETA auto suficiente e modernizamos ainda mais o tratamento da água”, explica o diretor-geral da Emasa, engenheiro Alexandre Motta.
O Hidrogeron substituiu o sistema de cloro gasoso que era utilizado anteriormente, agregando maior tecnologia e agilidade no atendimento a demanda de cloro para pré-cloração e pós-cloração.
O sistema conta com a produção de uma solução oxidante a base de hipoclorito de sódio e peróxido, a partir de uma salmoura, pelo processo de eletrólise. É esta solução que realiza a oxidação da matéria orgânica presente na água, como também realiza a desinfecção da água destinada ao abastecimento público. É um processo produtivo seguro e a eficiência do uso dessa solução garante a estabilidade e a manutenção do residual de cloro em toda a rede de distribuição e reservatórios, assegurando os padrões de potabilidade conforme a portaria 888/2021.