Notícias

Toda a extensão da Praia Central de Balneário Camboriú e as Praias Agrestes: Laranjeiras, Taquaras, Taquarinhas, Estaleiro e Estaleirinho, estão próprias para o banho. É o que aponta o resultado dos dois últimos relatórios de balneabilidade, referente as coletas dos dias 14 e 17 de janeiro, para todos os pontos analisados pelo laboratório LABB Análises Ambientais, credenciado pelo IMA e contratado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). O único ponto impróprio é o da coleta feita na Lagoa de Taquaras.

Os 15 pontos analisados são: praias de Estaleirinho, Estaleiro, Taquaras e Lagoa de Taquaras, Laranjeiras, e Praia Central em frente à Rua 4009 – Pontal Sul, em frente as ruas 4000, 3500, 3000, 2500, 2000, 1400, 51 e 1001, e Pontal Norte.

Por ser uma cidade turística, desde o dia 27 de dezembro até o mês de março, o acompanhamento da balneabilidade feito pelo Município por meio do laboratório LABB Análises Ambientais, credenciado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e acreditado no INMETRO, acontece três vezes por semana, sendo nas segundas, quartas e sextas-feiras, exceto em dias chuvosos ou após chuvas intensas, pois compromete o resultado da balneabilidade. “Para ter um relatório de balneabilidade que reflita realmente a realidade das praias de Balneário Camboriú, aumentamos a frequência das coletas para verificar a qualidade da água do mar e assim, garantir banho seguro aos moradores e turistas”, menciona o diretor geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

A conquista do histórico de balneabilidade positiva nas praias de Balneário Camboriú, é resultado de um intenso trabalho de atenção às águas, com ações do Governo Municipal por meio Emasa e outros órgãos, para a despoluição de praias e rios. “Entre as ações que contribuíram para este resultado, destacamos as fiscalizações do Programa Se Liga na Rede para eliminar as ligações irregulares, os lacres e o rigor aplicado na legislação. Além do pleno funcionamento dos emissários do Pontal Norte e Barra Sul, e todo trabalho em saneamento, que nos torna a cidade mais saneada do Estado e uma das mais do país, com 98,5% de rede coletora implantada, rumo aos 100% até o fim desse ano,” menciona o prefeito Fabrício Oliveira, destacando que além da nova Praia Central com a faixa de areia alargada e todas as belezas naturais das Praias Agrestes, moradores e turistas podem aproveitar o mar com água de qualidade.

Os relatórios estão disponíveis no anexo e no site da Emasa: https://www.emasa.com.br/emasa/laboratorios/balneabilidade-praias--boletim-semanal


Informações Adicionais:
Emasa
(47) 3261-0000
 
Assessoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Arquivo PMBC

www.emasa.com.br
www.facebook.com/emasabc



Quer receber as notícias da EMASA?

Bem vindo (a) à Sala de Imprensa do Portal Oficial da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Notícias e imagens estão disponibilizadas neste espaço. Para sua comodidade, solicitamos que faça seu cadastro para receber todas as notícias referentes a água e esgoto de Balneário Camboriú diretamente em seu e-mail. Agradecemos sua visita e estamos à disposição!