Notícias

O Programa Produtor de Água do Rio Camboriú vistoriou mais quatro propriedades na última semana, sendo duas com auxílio de drone e as outras com visita presencial. As vistorias são realizadas nas propriedades a cada seis meses, condicionante para verificar se os produtores estão cumprindo os pré-requisitos e ser liberado o auxílio que recebem da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), por desenvolverem ações de preservação dos recursos hídricos.

Na terça-feira (23) as vistorias foram na localidade da Limeira com auxílio de drone. Foram verificadas as propriedades da Associação Comunitária da Limeira com 8,38 hectares de área conservada e 0,48ha em processo de restauração; e a área de 38 hectares de área conservada do sr. Waldyr e Tereza Bauer. Ambas participantes do projeto desde 2013 e na ocasião, não foram encontradas irregularidades.

Na quarta-feira (24) foram visitas presenciais nas propriedades de Ciro Jacobsen e Jorge Rodrigues, na localidade dos Macacos. Participante desde 2016, a propriedade de Ciro Jacobsen possui 121 hectares de área conservada. E com 13,5ha de área conservada e inserida desde 2017 no Produtor de Água, foi verificada também a propriedade de Jorge Rodrigues. “Nas vistorias presencias participaram representantes da Emasa, Comitê Camboriú, SEMAM e Águas de Camboriú e foram tomados os devidos cuidados, com uso de máscara e álcool gel. E nas duas propriedades, foi um familiar que não pertence ao grupo de risco que acompanhou a vista”, falou a engenheira Ambiental, Rafaela Comparim Santos, responsável pelo programa. As propriedades estavam de acordo com os requisitos do programa.

Sobre o Produtor de Água

Inspirada pelo Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA) e por experiências internacionais, a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) criou o Produtor de Água do Rio Camboriú em 2009. A iniciativa destina parte dos recursos da arrecadação anual, para a conservação e recuperação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, incentivando proprietários rurais a adotarem práticas conservacionistas em suas propriedades. Até o momento, o projeto conta com 27 propriedades parceiras e possui 1.154,28 hectares de área conservada, além de 70,97 hectares em processo de restauração.


Informações Adicionais:
Emasa (47) 3261-0000
 
Assessoria de Comunicação
Jornalista: Renata Furlanetto
Foto: Equipe Produtor de Água

www.emasa.com.br
www.facebook.com/emasabc




Quer receber as notícias da EMASA?

Bem vindo (a) à Sala de Imprensa do Portal Oficial da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Notícias e imagens estão disponibilizadas neste espaço. Para sua comodidade, solicitamos que faça seu cadastro para receber todas as notícias referentes a água e esgoto de Balneário Camboriú diretamente em seu e-mail. Agradecemos sua visita e estamos à disposição!