Notícias

Nesta terça-feira (29), a equipe do Produtor de Água do Rio Camboriú realizou a vistoria semestral em duas propriedades localizadas na Limeira. Os produtores rurais participantes do projeto, desenvolvem ações de conservação e recuperação das nascentes, matas nativas e outras áreas relevantes para a conservação dos recursos hídricos na bacia do Rio Camboriú, visando a garantia do fornecimento de água.

As propriedades são vistoriadas a cada seis meses para confirmar se as condicionantes do programa estão sendo cumpridas, para a liberação do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), calculado pela área inserida e repassado pela EMASA.

Uma das propriedades foi de Fábio Vaccaro com área total de 74,64 hectares. Inserida no projeto em 2015, são 65,69 hectares com características de conservação de florestas e mananciais e 1,55 hectares de restauração. A outra área visitada com 34,30 hectares foi de Alceu Daud, que participa do programa desde 2018, inserindo 19,45 hectares como área de conservação de florestas e mananciais e 0,99 ha de restauração. “Em ambas as vistorias, verificaram-se que as áreas se mantêm preservadas e de acordo com as condicionantes, estando aptas a receberem o auxílio”, explicou a engenheira Ambiental, Rafaela Santos.
Sobre o Produtor de Água

Inspirada pelo Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA) e por experiências internacionais, a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) criou o Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú em 2009. Desde então, destina parte dos recursos de sua arrecadação anual para a conservação e recuperação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, com incentivo aos proprietários rurais para adotarem práticas conservacionistas em suas propriedades. Até o momento, a iniciativa conta com 26 propriedades parceiras e possui 1.129 hectares de área conservada, além de 59 hectares em processo de restauração.

Informações Adicionais:

Emasa
(47) 3261-0000

Diretoria de Comunicação
Estagiária de jornalismo: Camila Diel Gomes
Fotos: Equipe Produtor de Água

www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu




Quer receber as notícias da EMASA?

Bem vindo (a) à Sala de Imprensa do Portal Oficial da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Notícias e imagens estão disponibilizadas neste espaço. Para sua comodidade, solicitamos que faça seu cadastro para receber todas as notícias referentes a água e esgoto de Balneário Camboriú diretamente em seu e-mail. Agradecemos sua visita e estamos à disposição!