Notícias

A secretaria de Estado da Defesa Civil está organizando a segunda rodada de oficinas para avaliar as Redes de Estações Hidrometeorológicas de Qualidade de Água no Estado. As estações são compostas por uma série de mecanismos que servem para apontar desde a quantidade de chuva até o nível dos rios. As automáticas transmitem as informações em intervalos de tempos que podem variar de 15 em 15min até de hora em hora, via satélite, GPRS, ou rádio aos bancos de dados. E outras armazenam os índices em chips que são coletados em campo pelos pesquisadores.

Em Santa Catarina, as estações estão instaladas em pontos estratégicos como em áreas de risco, nos rios e em áreas próximas às barragens. Com a ajuda dos equipamentos fica mais seguro e eficiente o trabalho de prevenção e monitoramento em situações de cheias, por exemplo.

As oficinas para avaliar as redes de monitoramento começaram em abril deste ano. A intenção é fortalecer as estruturas, particulares ou de propriedade de órgãos públicos, para que elas possam integrar o Sistema Estadual de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico de Santa Catarina, conduzido pelas secretarias de Estado da Defesa Civil e de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Epagri/Ciram.

Na segunda rodada de oficinas serão apresentados os resultados das informações obtidas. Quando for concluída esta etapa de avaliação, será iniciada a etapa de integração das redes de monitoramento e de planejamento para a aquisição e instalação de novas estações em áreas sem monitoramento. As oficinas irão ocorrer em quatro municípios do Estado, conforme o cronograma abaixo:

Chapecó

Data: 29 de julho às 14h
Local: Centro de Treinamento da Epagri

Campos Novos

Data: 30 de julho às 14h
Local: Centro de Treinamento da Epagri.

Tubarão

Data: 31 de julho às 14h
Local: Centro de Treinamento da Epagri

Itajaí

Data: 1 de agosto às 14h
Local: Centro de Treinamento da Epagri

Podem participar das oficinas, de forma gratuita, Coordenadores Municipais e Regionais de Proteção e Defesa Civil, usuários de recursos hídricos, participantes de Comitês de Bacias Hidrogáficas e quem tiver interesse na temática.

(SITE DO GOVERNO DO ESTADO)

hidrometeorologia é o ramo das ciências atmosféricas (meteorologia) e a hidrologia que estuda a transferência de água e energia entre a superfície e a atmosfera.

A hidrometeorologia também investiga a presença de água na atmosfera em suas diferentes fases.

Entre os seus objetos de estudo encontram-se:

  1. ciclo da água

  2. a dinâmica dos processos úmidos

  3. as circulações atmosféricas associadas às precipitações de água

  4. a modelagem numérica dos fenômenos hidrometeorológicos,

  5. análise objetiva dos campos de precipitação medidos por pluviômetros e diferentes radares

  6. os projetos de redes de medição em hidrometeorologia e sistemas de medição e instrumentação em mesoescala e microescala

  7. as estratégias teóricas, estatísticas e numéricas de previsão de precipitações (chuvanevegranizo, etc.)

  8. as simulações computacionais de chuva acopladas aos modelos de vazão de água em superfície

  9. os problemas urbanos de enchentes e inundações

  10. previsão de chuvas a curto e curtíssimo prazo ("nowcasting")

  11. o acoplamento de modelos atmosféricos de precipitação, da camada limite planetária e das superfícies vegetadas e urbanas

  12. balanço hídrico e a hidrologia de superfície

  13. as técnicas de análise dos campos de refletividade de radares meteorológicos.DSC00126

Quer receber as notícias da EMASA?

Bem vindo (a) à Sala de Imprensa do Portal Oficial da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Notícias e imagens estão disponibilizadas neste espaço. Para sua comodidade, solicitamos que faça seu cadastro para receber todas as notícias referentes a água e esgoto de Balneário Camboriú diretamente em seu e-mail. Agradecemos sua visita e estamos à disposição!