As obras da nova rede auxiliar de esgoto do Projeto Praia 100% Limpa, realizadas pela Prefeitura de Balneário Camboriú por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), seguem nesta quinta-feira (6) na Rua 3700, nas proximidades da travessia da BR-101 e da Estação Elevatória de Esgoto da via. Os primeiros metros de escavação já começaram, com equipes atuando na instalação da nova tubulação que vai reforçar o sistema de coleta de esgoto da região.
Durante o andamento dos serviços, o trânsito na Rua 3700 está em mão única, no sentido Avenida Brasil para BR-101. Os motoristas que seguem em direção aos bairros Vila Real, Iate Clube e Municípios devem redobrar a atenção. Já quem vem desses bairros com destino ao Centro, deve utilizar o desvio pela Marginal Leste, seguindo até a Rua 3300, de onde é possível retomar o trajeto normal pela Avenida Brasil
.Na manhã desta quinta-feira (6)(, o diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, esteve no local para acompanhar o andamento das obras. Segundo ele, a equipe avalia a possibilidade de alterar o horário das intervenções já na próxima semana, com o objetivo de reduzir o impacto no trânsito.“Vamos solicitar à empresa contratada que avalie a execução dos serviços após às 18h, fora do horário de maior fluxo de veículos. É uma forma de aliviar o tráfego e permitir mais tranquilidade para o trabalho das equipes”, destacou Pavoni.
De acordo com o cronograma, os trabalhos na Rua 3700 seguem até o dia 10 de dezembro, quando haverá uma interrupção devido ao início da alta temporada de verão. A retomada da obra está prevista para março de 2026, após o período de maior movimento na cidade.
O Projeto Praia 100% Limpa visa modernizar e corrigir o sistema de esgoto e drenagem pluvial. O objetivo é eliminar as interferências entre as duas redes, um problema histórico que contribui para a perda de balneabilidade e sobrecarga da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova Esperança.
“Essas obras são fundamentais para corrigir invasões entre as redes pluvial e de esgoto, que ao longo dos anos foram sendo interligadas por obras antigas e improvisadas. Essa separação garante mais eficiência ao sistema e reflete diretamente na qualidade da água do mar”, explicou Pavoni.
O projeto terá duração estimada de 18 meses, abrangendo nesta primeira etapa a Rua 3700 e o trecho da Avenida Brasil até a Rua 2900. A intervenção faz parte do planejamento estratégico do Projeto Praia 100% Limpa, que busca assegurar um litoral mais sustentável, com balneabilidade plena e infraestrutura compatível com o crescimento da cidade.