O monitoramento realizado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) referente ao volume de água do Rio Camboriú nos últimos dias, indica o nível na régua de medição entre 1.40m e 1.49 metros. Nesta quarta-feira (25) marcava 1.49m, sendo considerado até acima da média, mantendo normalmente o abastecimento em Balneário Camboriú e Camboriú.

O processo de captação, tratamento e distribuição de água também segue sem alteração, com a equipe de operadores trabalhando 24 horas para não ocorrer qualquer prejuízo durante este período.

De acordo com o diretor-geral a Emasa, Douglas Costa Beber, a média de consumo se mantém como o habitual desta época nos dois municípios, mesmo com a situação de quarentena. “O nível do Rio Camboriú está normal, até um pouco acima do habitual, com o tratamento e abastecimento de água sem qualquer prejuízo”, aponta o diretor-geral, destacando a importância dos servidores que estão trabalhando diariamente nas Estações tanto para manter o tratamento de água e esgoto, como os serviços emergenciais que estão mantidos, sendo essenciais à população.

Ainda assim, a Emasa lembra que o cuidado com os recursos hídricos e o uso consciente da água deve acontecer sempre. Então, observe suas atitudes e hábitos em relação ao uso da água e confira algumas dicas de economia que contribuem com o seu bolso e o meio ambiente:

- Ao lavar as mãos, controle a abertura das torneiras para evitar desperdício;

- Não lave garagens, calçadas e carros neste período. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água;

- Não tome banhos demorados, cinco minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água;

- Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Uma torneira aberta por cinco minutos desperdiça 80 litros de água;

- Antes de lavar a louça, limpe os restos de comida com uma esponja e jogue no lixo. Deixar um pouco de molho antes de lavar, também é uma boa opção;

- Ligue a máquina de lavar roupas apenas quando estiver cheia e reaproveite a água da lavadora para higienizar a área externa da casa;

- Por fim, não deixe torneiras pingando e confira vazamentos em canos. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.



 Informações Adicionais:
Emasa
(47) 3261-0000
 
Assessoria de Comunicação
Estagiária de jornalismo Camila Diel Gomes
Fotos: Divulgação EMASA
 
www.emasa.com.br
www.facebook.com/emasabc


Quer receber as notícias da EMASA?

Bem vindo (a) à Sala de Imprensa do Portal Oficial da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Notícias e imagens estão disponibilizadas neste espaço. Para sua comodidade, solicitamos que faça seu cadastro para receber todas as notícias referentes a água e esgoto de Balneário Camboriú diretamente em seu e-mail. Agradecemos sua visita e estamos à disposição!