Notícias

O Programa de Educação Ambiental – JACAMASA também se adaptou ao atual momento com a necessidade do distanciamento social, e nesta quarta-feira (27), integrou seu conteúdo à nova plataforma Google – Sala de Aula. O sistema de aulas online foi adotado pela Secretaria de Educação de Balneário Camboriú para os alunos da educação infantil e fundamental, como meio alternativo à aula presencial interrompida em todo o Estado de Santa Catarina, devido a pandemia do Coronavírus.

O convite foi feito pela Secretaria de Educação em conjunto com o Programa Terra Limpa, parceiro do Jacamasa. Desta forma, o jacaré mais querido da cidade e mascote da EMASA, continua em contato com as crianças para falar sobre educação ambiental, cuidados com os recursos hídricos e o tratamento da água e esgoto da cidade. A plataforma é alimentada quinzenalmente, e contemplará inicialmente, cerca de 4.500 alunos da educação infantil, apresentando o conteúdo por meio de vídeos curtos e com linguagem adaptada à idade. 

Segundo Hilário Zornitta, um dos responsáveis pelo programa, é importante continuar levando os ensinamentos do Jacamasa mesmo de forma online, e fazer com que as crianças desenvolvam senso crítico desde pequenas, percebendo a importância do cuidado com o meio ambiente. “Neste primeiro vídeo que fizemos na Esatção de Tratamento de Esgoto (ETE), mostramos como funciona o tratamento de esgoto, para onde vai a água que desce pelo ralo e todo processo até a limpeza completa. É importante que desde pequenos eles saibam como ajudar a cuidar das nossas redes”, explica. 

No ano passado, a equipe passou por 16 escolas da rede municipal levando o conhecimento por meio de palestras dinâmicas aos alunos do ensino fundamental. “Neste ano, um dos nossos objetivos era levar as turminhas para conhecerem as Estações de Tratamento de Água e Esgoto, para conhecerem na prática como funciona. Infelizmente, não foi possível, mas nos adaptamos e mesmo à distância, vamos mostrar às crianças através dos vídeos, como funciona cada etapa”, explica Ana Carolina Nicolau, também integrante do Programa, ressaltando que desta vez, além da audiência dos pequenos, as famílias também podem participar da vídeo aula.

Desafio Jacamasa

Além de integrarem o conteúdo às aulas online, o Programa de Educação Ambiental – JACAMASA, prepara mais novidades para a próxima semana, com uma dinâmica alusiva ao Dia do Meio Ambiente e da Educação Ambiental, comemorados na mesma semana (3 e 5 de junho, respectivamente). O “Desafio do Jacamasa” disponibilizará vídeos educativos pela ferramenta IGTV, por meio do Instagram da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), e perguntas para testar o conhecimento da garotada, com direito de concorrer à prêmios pela participação. “Convidamos os pais e responsáveis para participar desse desafio conosco e acompanharem o conteúdo que será divulgado pelo Instagram da Emasa (@emasabc), a partir de semana que vem”, convida a equipe Jacamasa.

O Programa de Educação Ambiental (PEA) - JACAMASA é desenvolvido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), em parceria com o Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) e a Secretaria de Educação.

Informações Adicionais:
Emasa (47) 3261-0000
 
Assessoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Camila Diel Gomes
Foto: Divulgação EMASA
 
www.emasa.com.br
www.facebook.com/emasabc




Quer receber as notícias da EMASA?

Bem vindo (a) à Sala de Imprensa do Portal Oficial da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Notícias e imagens estão disponibilizadas neste espaço. Para sua comodidade, solicitamos que faça seu cadastro para receber todas as notícias referentes a água e esgoto de Balneário Camboriú diretamente em seu e-mail. Agradecemos sua visita e estamos à disposição!