Notícias

 O jacaré mais querido de BC voltou às atividades e nesta quinta-feira (12), o JACAMASA e sua equipe levaram um pouco de conhecimento sobre água e saneamento aos alunos do CAIC Ayrton Senna. Os estudantes do 5º ao 9º ano, que fazem parte da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) e já possuem uma parceria com o Programa de Educação Ambiental (PEA) da EMASA, visitaram a Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB), onde é feita a captação de água bruta.

“O objetivo da visita foi permitir que os alunos conhecessem um pouco da realidade do nosso rio e como é feita a captação de água, porque eles serão multiplicadores do conhecimento entre as outras turmas da escola”, menciona um dos integrante da equipe, Hilário Zornitta, completando que a parceria com o COM-VIDA foi um pedido de escola, para que os alunos tivessem mais conhecimento sobre educação ambiental, incluindo a teoria e as visitas guiadas. 

Além de conhecerem o funcionamento da ERAB, onde é feita a captação de água bruta direto no Rio Camboriú, antes de ser enviada para o tratamento, exemplificando o processo na prática, os alunos aprenderam que a bacia do rio é relativamente pequena, o que ocasiona baixo nível de água em períodos de estiagem. “Mostramos o processo de captação e tratamento da água e também a realidade do rio para que esses alunos, que já participam de um grupo com os mesmos propósitos do Jacamasa, desenvolvam cada vez mais consciência ambiental e ajudem a cuidar da nossa água”, disse uma das responsáveis pelo PEA, Ana Carolina.

Os estudantes ficaram admirados com tudo que aprenderam tanto durante a visita, como na palestra que tiveram na Escola complementando s informações sobre o tratamento da água e esgoto. “Achei bem legal a visita, gostei muito de saber que a água passa pelo carvão e depois areia e chega com uma cor e depois fica transparente”, disse Erike Alves. O aluno João Vitor Pacheco, disse que fica mais fácil entender o que é explicado, quando conhece de perto tudo que é feito com a água até chegar em nossas casas”.

A professora Vanessa Simon também considera a parceria e vista enriquecedora no âmbito da Educação Ambiental. “É importante os alunos conhecerem como a água chega até nossas casas, desde a fonte de coleta, o tratamento realizado até o momento do consumo e com essas informações, darão mais valor aos conceitos atribuídos no cuidado e uso da água. Agora aos alunos participantes, cabe multiplicar a experiência, para que as boas práticas aconteçam não só no âmbito escolar, mas também na comunidade.”

Sobre o COM-VIDA

O intuito do projeto é potencializar as ações de educação ambiental nas escolas de Ensino Fundamental (5° ao 9° ano) por meio da criação e manutenção de um espaço democrático e participativo, que fomentem iniciativas voltadas para a sustentabilidade socioambiental e promova a conscientização e reflexão a partir deste tema.

Programa de Educação Ambiental - JACAMASA

Com objetivo de conscientizar e despertar o senso de responsabilidade nas crianças, demonstrando que pequenas atitudes influenciam na vida de todos, o Programa de Educação Ambiental (PEA) - JACAMSA é desenvolvido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), em parceria com o Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) e a Secretaria de Educação.

Informações Adicionais:
Emasa
(47) 3261-0000

Assessoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Camila Diel Gomes

www.emasa.com.br
www.facebook.com/emasabc



Quer receber as notícias da EMASA?

Bem vindo (a) à Sala de Imprensa do Portal Oficial da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Notícias e imagens estão disponibilizadas neste espaço. Para sua comodidade, solicitamos que faça seu cadastro para receber todas as notícias referentes a água e esgoto de Balneário Camboriú diretamente em seu e-mail. Agradecemos sua visita e estamos à disposição!