Notícias


As equipes do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) e do Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, proporcionaram uma tarde educativa aos lobinhos do Grupo Escoteiro Suçuarana no último sábado (27), durante visita na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova Esperança.

Guiados pelos operadores da ETE e engenheiros Ambiental Sanitarista, Ana Carolina Nicolau e Hilário Zornitta – responsáveis pelo Programa Jacamasa – e da educadora ambiental do Terra Limpa, Viviane Ordones, os lobinhos com idade entre 07 e 11 anos, chefes e pais, conheceram um pouco da história do Saneamento Básico, a importância e o funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário, podendo conferir todas as etapas.  E ainda, aprenderam sobre educação ambiental, com os temas: sustentabilidade; recursos hídricos e consumo consciente da água; e coleta seletiva de resíduos.

Quem também fez questão de participar, foi o mascote Jacamasa. O jacaré mais querido de BC interagiu fazendo perguntas sobre o que foi ensinado, entregou brindes e a cartilha do Programa. “Através da educação ambiental, podemos despertar nas crianças a conscientização sobre o papel de cada indivíduo na conservação do meio ambiente para termos praias e rios limpos e para isso, mostrar a importância do tratamento de esgoto no Município é bem importante”, mencionou Hilário.

Sobre o PEA – JACAMASA

O Programa de Educação Ambiental (PEA) da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) é desenvolvido em parceria com o Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria de Educação.

Por desenvolver atividades que utilizam os recursos hídricos, a Emasa busca garantir a conservação da qualidade da água disponível no Rio Camboriú – que abastece as cidades de Balneário Camboriú e Camboriú. Sua responsabilidade é fornecer água tratada, coletar e tratar esgotos sanitários, promovendo saúde, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável, contribuindo com a vida da população e do meio ambiente. Mas para isso, é necessário o envolvimento de toda a sociedade, junto com os órgãos públicos.

O objetivo do PEA é capacitar professores, alunos, colaboradores e a população do Município, a respeito de práticas sustentáveis e da importância e funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário: conscientizá-los sobre a importância do tratamento de esgoto; das práticas para a conservação da rede pública; a correta utilização do sistema domiciliar de coleta de esgoto; e o papel dos diferentes atores sociais na conservação da qualidade dos recursos naturais. 


Informações Adicionais:
EMASA
(47) 3261-0000
 
Assessoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Divulgação Emasa

www.emasa.com.br
www.facebook.com/emasabc

Quer receber as notícias da EMASA?

Bem vindo (a) à Sala de Imprensa do Portal Oficial da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Notícias e imagens estão disponibilizadas neste espaço. Para sua comodidade, solicitamos que faça seu cadastro para receber todas as notícias referentes a água e esgoto de Balneário Camboriú diretamente em seu e-mail. Agradecemos sua visita e estamos à disposição!