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A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) iniciou neste mês um diagnóstico na rede de água, que além de verificar a situação em toda a cidade, vai detectar potenciais vazamentos na rede de abastecimento do Município. O serviço que terá duração de seis meses, começou pelo Bairro Jardim Iate Clube, seguindo para Vila Real e Estados, e já inspecionou até agora cerca de 1800 hidrômetros. 

O diagnóstico é feito por meio de um equipamento alugado, que em contato com o hidrômetro capta vibrações e envia para um aplicativo conectado ao celular. “Esses dados são enviados para o sistema da empresa e depois de 24 horas recebemos o relatório com o resultado dos hidrômetros inspecionados”, explica o operador de estação, Pablito A. Linhares Marcondes, um dos servidores da Emasa que está na rua coletando os dados. 

De acordo com o engenheiro Felippo Ferreira Brognoli, do departamento de Manutenção da Água, com essa ferramenta é possível realizar varreduras inteligentes em determinados setores e regiões, como forma de reduzir o serviço tradicional de pesquisa e detecção de vazamentos da rede. “O sistema coleta os dados e envia um mapa com o resultado do material, identificando em vermelho os pontos com suspeita de vazamentos e que devem ser analisados com mais detalhes e se confirmado, realizar o conserto”, explica. 

Dentro dos mecanismos para modernização e eficiência implantados desde 2018 na Emasa, o diretor-geral Douglas Costa Beber, considera que esse diagnóstico possibilitará maior agilidade na identificação de vazamentos. “Essa tecnologia além de auxiliar na redução de perdas em função dos vazamentos muitas vezes ocultos, agrega ainda na redução de custos e tempo, com a possibilidade de direcionar essa economia para outros investimentos da Autarquia”.

O equipamento foi locado por processo licitatório de inexigibilidade, com embasamento legal na Lei Federal nº 8.666/93, devido a exclusividade para execução dos serviços da empresa Sanova Soluções para Gestão da Água Ltda Epp, no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), pelo período de seis meses.

Dúvidas e informações pelos Canais de Atendimento – SAC: 0800 643-6272; Fala EMASA - Whatsapp comercial: (47) 3261-0000; ou e-mail: atendimento@emasa.com.br.

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Assessoria de comunicação
Jornalista: Renata Furlanetto
Foto: Renata Furlanetto



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