Notícias

Um condomínio localizado na Rua Miguel Matte, no Bairro Pioneiros, foi autuado nesta segunda-feira (04), pelo Programa Se Liga na Rede da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) por extravasamento de esgoto na rua. A denúncia de esgoto irregular foi feita no balcão de atendimento da EMASA por uma moradora do condomínio. Nesta terça-feira (05), uma nova denúncia foi feita e o imóvel foi intimado pelos departamentos de Vigilância Sanitária e fiscalização do Meio Ambiente, com prazo para regularizar a situação.

O imóvel teve a suspensão da coleta de esgoto pela EMASA no dia 17 de outubro, por inadimplência e a cobrança está ajuizada em fase de execução.

Após a denúncia na segunda-feira (04), a equipe do Se Liga na Rede esteve ao local e durante a fiscalização foi identificado por teste de corante que a Caixa de Inspeção (CI) interna estava extravasando, infiltrando no muro e escorrendo a céu aberto pela Rua Valmor Boaventura. “Como não havia ponto para lacre foi emitido o auto de infração com multa de 10 UFM por unidade autônoma e prazo de cinco dias para regularização”, disse a fiscal Sanitarista, Beatriz Nunes, destacando que esse esgoto cai na drenagem pluvial com destino final o Rio Marambaia.

No momento da vistoria na segunda-feira (04), o zelador acionou o caminhão contratado pelo Condomínio que fez a sucção e o esgoto parou de extravasar pela rua. Mas, nesta terça-feira (05), uma moradora voltou ao atendimento da Emasa para fazer uma nova denúncia de esgoto irregular. “Segundo ela, dentro do condomínio existem vários bueiros e o esgoto está caído lá e indo direto na rede de drenagem e no rio”.

A equipe do Se Liga na Rede retornou ao local e acionou a fiscalização do Meio Ambiente e Vigilância Sanitária para nova vistoria e confirmaram que continuava extravasando esgoto irregular. “O subsíndico recebeu a intimação da Vigilância com prazo de três dias para regularizar e do Meio Ambiente com cinco dias. Também foi até a delegacia para o registro de um Boletim de Ocorrência por se tratar de crime ambiental”, completou a fiscal, mencionando que todo processo será enviado ao Ministério Público.

Informações Adicionais:

Emasa
(47) 3261-0000

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Renata Furlanetto
Foto: Camila Diel Gomes

www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu




Quer receber as notícias da EMASA?

Bem vindo (a) à Sala de Imprensa do Portal Oficial da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Notícias e imagens estão disponibilizadas neste espaço. Para sua comodidade, solicitamos que faça seu cadastro para receber todas as notícias referentes a água e esgoto de Balneário Camboriú diretamente em seu e-mail. Agradecemos sua visita e estamos à disposição!