Notícias

Não é difícil encontrar bitucas de cigarro pelas ruas e praias de qualquer cidade brasileira e vez ou outra, enxergar algum fumante descartando estes resíduos pelo chão. Pode parecer inofensivo, mas o que ninguém sabe é que esses pequenos pedacinhos, que chegam aos oceanos através de córregos e bueiros, correspondem à um terço de todo o lixo retirado dos mares, representando um número maior do que embalagens, sacolinhas plásticas, canudinhos e descartáveis, de acordo com dados da Ocean Conservancy – organização sem fins lucrativos que atua em defesa do meio ambiente e oceanos.

Para se ter ideia do tamanho do impacto ambiental, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 10 bilhões dos 15 bilhões de cigarros vendidos diariamente são descartados no meio ambiente de forma incorreta. Mas o perigo não para por aí. De acordo com um relatório da ONG Cigarette Butt Pollution, além de ser a contaminante número um das praias e oceanos, a natureza toda sofre com as consequências do consumo desta droga, que contêm mais de 7.000 produtos químicos tóxicos que contaminam o meio ambiente. Estes resíduos foram encontrados por pesquisadores em cerca de 70% das aves marinhas e 30% das tartarugas marinhas.

O relatório mostra ainda, que um dos principais problemas relacionados ao consumo do cigarro, são os filtros, que contém fibras sintéticas derivadas do petróleo, não são biodegradáveis, e podem levar até uma década para se decompor. Além disso, as emissões de fumaça de tabaco contribuem com milhares de toneladas de substâncias cancerígenas, tóxicas e gases de efeito estufa para o meio ambiente.

Obstrução no sistema de escoamento de água, queimadas e danos estéticos são alguns dos prejuízos causados pelo descarte incorreto das xepas de cigarro. Quando chove, por exemplo, as bitucas e os outros lixos jogados na rua vão direto para os bueiros e consequentemente para as praias, ocorrendo então, a poluição das mesmas. “Por isso é tão importante a participação da sociedade, junto com o poder público, para descartar corretamente o lixo e assim, manter as nossas praias com balneabilidade positiva, como ocorre em Balneário desde o mês de setembro”, destaca o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

Portanto, a dica é: caso você seja fumante, se conscientize para fazer o descarte correto. Uma opção prática para você mesmo coletar suas bitucas de cigarro é levar consigo pequenos recipientes, que servem como um coletor de bitucas para descartar no lixo não reciclável. Um exemplo de recipiente reutilizado é embalagem hermética de vitaminas, pote de filme fotográfico, entre outros potinhos pequenos.

Informações Adicionais:
Emasa (47) 3261-0000
 
Assessoria de comunicação
Estagiária de Jornalismo: Camila Diel Gomes
Foto: Divulgação
 
www.emasa.com.br
www.facebook.com/emasabc



Quer receber as notícias da EMASA?

Bem vindo (a) à Sala de Imprensa do Portal Oficial da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Notícias e imagens estão disponibilizadas neste espaço. Para sua comodidade, solicitamos que faça seu cadastro para receber todas as notícias referentes a água e esgoto de Balneário Camboriú diretamente em seu e-mail. Agradecemos sua visita e estamos à disposição!