Notícias

Os relatórios referentes a coleta de balneabilidade da última segunda e quarta-feira (20 e 22), confirmam mais uma vez a balneabilidade positiva nas praias de Balneário Camboriú. O resultado favorável de qualidade da água do mar, vem sendo apresentado desde setembro de 2019, nas Praias Agrestes e em toda a extensão da Praia Central, inclusive conquistando a classificação “Excelente” no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Neste mês de janeiro, outro avanço comemorado é a balneabilidade positiva da Lagoa de Taquaras (confira no link: https://bit.ly/2tCJ9vE).

Desde o dia 30 de dezembro até o dia 30 de março, o acompanhamento da balneabilidade feita pelo Município acontece três vezes por semana, para que a qualidade da água do mar possa ser atualizada com mais frequência, já que Balneário Camboriú é uma cidade turística e após períodos de chuva (comuns nesta época) pode afetar o resultado das análises.

As coletas municipais são feitas pelo laboratório Freitag – credenciado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e acreditado no INMETRO – contratado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) para analisar a qualidade da água das praias desde março de 2018. O laboratório segue criteriosamente as diretrizes nacionais, de acordo com a resolução do Conama, como por exemplo: a profundidade do nível da água no momento da coleta, o correto armazenamento da amostra e a esterilização dos materiais utilizados.

Os 15 pontos analisados pelo Freitag Laboratórios Ltda são: praias de Estaleirinho, Estaleiro, Taquaras (em frente ao ponto de ônibus e à Escola Municipal), Laranjeiras, e Praia Central em frente à Rua 4009 – Pontal Sul, Pontal Norte, e nas ruas 4000, 3500, 3000, 2500, 2000, 1400, 51 e 1001.




Quer receber as notícias da EMASA?

Bem vindo (a) à Sala de Imprensa do Portal Oficial da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). Notícias e imagens estão disponibilizadas neste espaço. Para sua comodidade, solicitamos que faça seu cadastro para receber todas as notícias referentes a água e esgoto de Balneário Camboriú diretamente em seu e-mail. Agradecemos sua visita e estamos à disposição!